"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

quarta-feira, 31 de julho de 2013

A educação asteca

É obrigatória para todos. Tende a formar indivíduos fortes, extremamente sóbrios, humildes e obedientes, com máxima aptidão para a guerra e o trabalho pesado e permanente.

Quando nasce um menino, e logo após o corte do cordão umbilical, a parteira faz um longo discurso. Diz o seguinte: "Meu amado filho... saiba e entendas que aqui onde nasceste não é a tua casa, porque és soldado e criado, és ave a que chamam Quecholli... esta casa onde nasceste é somente um ninho... teu ofício é dar de beber ao sol com o sangue dos inimigos, e dar de comer à terra, que se chama Tlaltecuhtli, com os corpos de seus inimigos..."

À medida que o menino vai crescendo, aumentam as rações alimentícias que lhe são proporcionadas e que estão pré-fixadas. Faz trabalhos e tarefas - sempre de acordo com sua idade - destinadas a aumentar a força física e desenvolver hábitos de trabalho e obediência. Desde pequeno aprende a transportar água e lenha, a recolher grãos de milho esparramados no chão, pescar e conduzir canoas. As meninas aprendem a fiar e realizar trabalhos que a sociedade Asteca atribuía à condição feminina.


Jovens de 15 anos iniciando treino como militares. Em baixo, uma jovem de 15 anos se casa. Codex Mendoza

A educação é bastante rigorosa e está orientada pelo religioso e pela moral, o que não quer dizer que a moral e a religião devam ser consideradas como esferas separadas. Assim que termina a função educativa no lar, ela é transferida a dois tipos de instituições: o Calmenac e o Telpochcalli. A primeira era para os filhos dos dignatários e mercadores, sem estar totalmente fechada aos descendentes das famílias de origem mais humilde. A segunda estava destinada a formar o homem mexicano médio.

POMER, León. História da América hispano-indígena. São paulo: Global, 1983. p. 14.

Nenhum comentário:

Postar um comentário