"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

sábado, 19 de janeiro de 2013

Descoberta do Mundo Antigo

Os trabalhos de erudição e as pesquisas arqueológicas resultaram em coleções de documentos e objetos que deram origem aos arquivos e museus europeus, os quais se tornaram os mais importantes depositários da cultura antiga.

Os acervos assim formados enriqueceram-se com os resultados das pesquisas arqueológicas, a partir do final do século XVIII e, particularmente, do século XIX em diante, quando às expedições científicas ou artísticas se somaram os butins.


A preservação do mundo antigo se dá, na maioria dos casos, fora deles - nos museus! Os principais museus, os que detêm a maior parte do que restou do mundo antigo, estão na Europa e nos Estados Unidos. O preço da preservação foi uma nova conquista, acompanhada de voracidade de saque. Porta de Ishtar, Museu de Pérgamo, Berlim, Alemanha.


No século XIX os locais das antigas civilizações, agora chamados Oriente Próximo, tornaram-se alvos da expansão militar e político-econômico das nações e impérios europeus. Um dos resultados disso foi um verdadeiro saque ao patrimônio cultural e artístico representado por monumentos e objetos antigos, que foram simplesmente tomados pelos conquistadores.

Os europeus que a partir do Renascimento [...] começaram a ver no passado remoto da humanidade o início da sua própria história, arvoraram-se em salvadores das culturas antigas ameaçadas. Assim, o Ocidente "moderno" apresentou-se como protetor do mundo oriental antigo, "civilizado", enquanto dominava e explorava o mundo oriental atual, "atrasado" e "bárbaro".

Mas, a partir do século XX, com a independência dos países do Oriente Próximo, há uma tendência em manter o patrimônio antigo nos seus locais de origem, seja em museus nacionais, seja nos próprios locais de sua construção. Uns e outros representam ricos espaços para estudos e pesquisas e para o turismo.

NEVES, Joana. História Geral - A construção de um mundo globalizado. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário