"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Linhas de Nazca (Beija-flor) c. 200 a.C. - c. 500 d.C.

Linhas de Nazca. Artistas desconhecidos

A civilização nazca se desenvolveu entre 200 a.C. e 600 d.C. Embora não exista mais nenhuma estrutura arquitetônica importante, a característica cultural mais notável da civilização - e também seu maior mistério - é a vasta rede de geóglifos conhecidos como Linhas de Nazca, que ficam no deserto e aos pés dos Andes, na planície costeira peruana ao sul de Lima. Esses enormes desenhos no solo criam contornos que consistem de formas geométricas, linhas e imagens de pássaros e animais, entre eles uma aranha, um pelicano, um lagarto e um beija-flor. Os geóglifos cobrem uma área de mais de 450 km², e o maior dos desenhos chega a 305 m de comprimento.

O clima seco e sem vento e o isolamento da planície de Nazca ajudaram a preservar esses enigmáticos geóglifos. As linhas rasas foram feitas removendo-se o óxido de ferro e os pedregulhos do deserto, de modo que o solo branco sob a superfície ficasse exposto, num processo que requeria muita organização e planejamento. O povo nazca precisava de um sistema de medição topográfica que usasse medidas exatas numa escala tão grande que era impossível ver o geóglifo todo de uma só vez. Acredita-se que eles tenham construído torres de observação para ver os geóglifos de um ponto elevado. Pássaros são os temas mais comuns das Linhas de Nazca - até hoje foram descobertos 18 aves -, mas o beija-flor continua sendo a imagem mais reconhecida.

Rodolfo Molina. Linhas de Nazca (Beija-flor). In: FARTHING, Stephen et alli.  Tudo sobre arte. Rio de Janeiro: Sextante, 2011. p. 18-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário