"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Os etruscos

Dançarinos. Tumba da necrópole de Triclinium, c. 470 a.C. Artistas desconhecidos

[...] Segundo alguns pesquisadores os etruscos teriam vindo da Ásia Menor, segundo outros seriam autóctones da atual Toscana, segundo outros ainda, originários das regiões alpinas. O que se sabe, ao certo, é que por volta do século VIII a.C. encontravam-se instalados na Etrúria, região da Itália central, correspondente mais ou menos à Toscana de hoje.

Sarcófago etrusco de Cerventeri, c. 520 a.C. Artista desconhecido

No decorrer dos séculos VII e VI a.C. conquistaram um vasto território, que no entanto acabaram perdendo no século V a.C., quando ficaram limitados à primitiva região.

Os etruscos dedicaram-se ao comércio terrestre e marítimo; no comércio terrestre alcançaram o norte da Europa, atravessando os Alpes; no comércio marítimo disputaram as rotas do Mediterrâneo à Grécia e a Cartago, com quem dividiram as zonas de influência: o sul do Mediterrâneo para os cartagineses e o norte para os etruscos.

* O comércio etrusco. A Etrúria era formada por numerosas cidades-estados, independentes, ligadas entre si por vínculos de raça e religião, constituindo uma confederação. Essas cidades, construídas em lugares naturalmente bem protegidos ou circundados de muros defensivos, foram importantes centros de comércio, graças sobretudo à habilidade de seus artesãos. Trabalhando o ferro, o cobre, o zinco e o estanho encontrados nas ricas minas de seu subsolo os etruscos dominaram o comércio de armas e de artefatos de metal, mantendo ativo intercâmbio com as colônias fenícias, particularmente Cartago, com a Itália do sul, a Sicília e a Grécia.

* A religião dos etruscos. Revelava aparentemente uma origem oriental, com regras de rito tão complexas que só podiam ser entendidas pelos sacerdotes. Aos sacerdotes também cabia interpretar a vontade dos deuses, examinando os fenômenos da natureza e o vôo dos pássaros, tarefa dos áugures, ou as entranhas dos animais, tarefa dos arúspices.


Músicos. Tumba dei Leopardi, Tarquínia, 500 a.C. Artista desconhecido

Os etruscos, acreditando na vida do além-túmulo, construíram grandes necrópoles, cidade dos mortos onde eram enterrados com seus pertences pessoais em túmulos simples ou em câmaras mortuárias subterrâneas, decoradas com afrescos e baixos-relevos, representando os prazeres da vida.


Cena de simpósio em tumba etrusca. Artistas desconhecidos

* A arte etrusca. A arte dos etruscos foi bastante original, de grande beleza e expressão da realidade, sobretudo nas pinturas e na escultura. Na arquitetura empregaram processos de construção característicos do Oriente, mais tarde largamente utilizados também pelos romanos: o arco (em pontes e arcos de triunfo) e a abóbada.

Músico etrusco. Tumba da necrópole de Triclinium, Tarquínia, 480 a.C. Artistas desconhecidos

Foram os romanos os maiores herdeiros da cultura etrusca. Sua arte e sua religião, sobretudo, estão na base da religião e da arte de Roma; e a influência da civilização etrusca continuou viva, mesmo quando a Etrúria desapareceu politicamente, absorvida pelo Império Romano em expansão.

HOLLANDA, Sérgio Buarque de (org.). História da Civilização. São Paulo: Nacional, 1974. p.45-47.

Nenhum comentário:

Postar um comentário