"Os espelhos estão cheios de gente.
Os invisíveis nos vêem.
Os esquecidos se lembram de nós.
Quando nos vemos, os vemos.
Quando nos vamos, se vão?"
Eduardo Galeano: Espelhos

sábado, 31 de dezembro de 2011

O campo de Terezin

O comboio das crianças de Bialystok, Leo Hass. Memorial de Terezin. 

[A cidade de Theresienstadt, na antiga Tchecoslováquia, ficou conhecida como campo de Terezin durante a Segunda Guerra Mundial. Judeus proeminentes da sociedade, como artistas, cientistas e heróis de guerra, foram convidados a habitar uma cidade sob a proteção de Hitler. Ali os judeus se instalaram sob a falsa promessa de bons alojamentos, alimentação e cuidados médicos mediante a assinatura de um contrato que cedia todos os bens ao Reich. 
O gueto foi apresentado ao Ocidente como uma cidade administrada por judeus, que aparentemente gozavam de autonomia política, social, econômica e cultural. Sabe-se, entretanto, que doenças, superlotação, falta de comida e medicamentos eram a realidade do lugar. 
Durante os quatro anos de existência do campo, os judeus mantiveram uma intensa atividade cultural, da qual participaram cerca de 15 mil crianças. Com diferentes técnicas e com materiais improvisados, elas faziam arte como um meio de defesa e resistência à violência do regime nazista.]
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional


Imagine que não há paraíso
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
Acima de nós apenas o céu
Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje


Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada pelo que lutar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz


Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
você se juntará a nós
E o mundo será como um só


Imagine não existir posses
Me pergunto se você consegue
Sem necessidade de ganância ou fome
Uma irmandade humana
Imagine todas as pessoas
Compartilhando todo o mundo


Você pode dizer
Que eu sou um sonhador
Mas eu não sou o único
Eu tenho a esperança de que um dia
Você se juntará a nós
E o mundo viverá como um só
John Lennon

Nenhum comentário:

Postar um comentário